Os Efeitos Emocionais da Perda Auditiva Não Tratada

Quase 30 milhões de brasileiros sofrem com algum grau de perda auditiva. Apesar disso, a maioria dos adultos espera entre 5 e 7 anos para buscar tratamento para o problema.

Além dos problemas de comunicação que a perda auditiva pode lhe causar, há também os efeitos emocionais que podem afetar diretamente a sua qualidade de vida.

Os efeitos psicológicos de uma perda auditiva não tratada, tanto para crianças quanto para adultos, podem incluir: baixa autoestima, frustração, constrangimento e depressão.

Adultos podem experimentar momentos de grande tristeza e aflição a medida que sua capacidade de ouvir diminui. Eles também podem sentir mais fatigados devido ao esforço para ouvir e entender os sons ao seu redor.

Quando não tratada, a perda auditiva podem afetar sua comunicação, sua interação social, relacionamento com a família e até mesmo o rendimento profissional.

Como acabar com os efeitos emocionais da perda auditiva?

O tratamento da perda auditiva começa com um teste auditivo para compreender e determinar o quão grave é o seu tipo de perda. A menos que você tenha um tipo de perda auditiva que possa ser tratada com medicamentos, os aparelhos auditivos ainda são a melhor solução.

Felizmente, a maioria dos problemas emocionais causados pela perda auditiva podem ser tratados rapidamente uma vez que a adaptação ao uso do aparelho auditivo é feita corretamente.

Quanto mais cedo você buscar o tratamento para sua perda auditiva, melhor será sua qualidade de vida.

 

Fale com nossas fonoaudiólogas pelo WhatsApp e agende uma avaliação auditiva gratuita.