O processamento auditivo é um conjunto de habilidades e tarefas necessárias para que uma pessoa possa entender e compreender o que ouviu. Pesquisas apontam que mesmo uma alteração mínima na audição já é suficiente para afetar esse processo. Várias são as causas do distúrbio do processamento auditivo central, uma delas é a privação auditiva.
Por ser silenciosa e muitas vezes sem nenhum desconforto para quem está iniciando um processo de alteração auditiva, faz com que as pessoas cheguem para iniciar um tratamento quando o problema está em um estágio bem avançado.
É importante lembrar que os ouvidos recebem as informações auditivas, mas é no cérebro que os processos de compreensão acontecem. Por isso, quando nosso cérebro fica em privação auditiva por muito tempo, o aparelho de audição sofre modificações no processamento auditivo. Pode levar anos até que uma pessoa perceba falhas auditivas, por isso, é preciso estar atendo as sintomas, principalmente quando familiares ou amigos alertam sobre o problema.
E nesse momento a pessoa deve buscar uma consulta com uma fonoaudióloga para investigar se o sistema auditivo está funcionando corretamente. Para isso são feitos exames de audiometria e imitanciometria. São exames rápidos, sem desconforto e gratuitos aqui no Centro Auditivo Teuto Brasileiro.
Se os resultados indicarem uma perda auditiva neurossensorial, imediatamente orientamos a pessoa a realizar um teste gratuito com um dos nossos modelos de aparelho auditivo, por ser a melhor e mais simples forma de corrigir essa falha na audição.
Os aparelhos indicados variam desde completamente invisíveis até discretos, com modelos com baterias recarregáveis e diferentes cores, tudo dependendo da necessidade apontada nos exames.