Muitas vezes, a perda auditiva pode ocorrer de forma tão gradual que a pessoa não percebe que têm um problema. E na maioria das vezes é pessoa que vive ao lado de quem tem uma perda auditiva não diagnosticada que acaba percebendo primeiro que algo está errado.
Se você se preocupa que seu marido ou sua esposa possa estar sofrendo de perda auditiva, então é bom você conhecer esses cinco sinais que indicam que pode estar na hora de realizar um teste de audiometria.
1. “Você pode repetir isso?”
Falta de comunicação é o sinal mais evidente de que poderia haver algo errado. Se a pessoa ao seu lado pede para você está repedir o que disse mais vezes do que de costume, é provável que ele ou ela tenha uma perda auditiva e está tendo dificuldades para entender o que você diz.
2. Volume da TV muito alto
Se você começou a perceber que quando seu cônjuge assiste TV, ela sempre está em um volume desconfortavelmente alto para outros membros da família, é muito possível que ele tenha algum grau de perda auditiva.
3 – Isolamento em situações sociais
Se seu cônjuge, que era muito falante, agora tem se tornando cada vez mais calado em situações sociais, pode ser que essa pessoa esteja tendo problemas em ouvir o que os outros estão dizendo. Não é incomum para as pessoas com perda auditiva não tratada isolar-se como forma de lidar com o estresse e constrangimento de fazer muito esforço para acompanhar a conversa.
4. A pessoa parece confusa em situações sociais
A perda auditiva causa uma série de efeitos que podem fazer conversa soar abafada ou mesmo inteligível. Se você observar que seu cônjuge parece confuso ou desorientado no meio de uma conversa ou mesmo sorrindo educadamente ao invés de estar rindo de uma piada, pode ser sinal de que ele esteja sofrendo com a perda auditiva.
5. A pessoa tem mostrado uma frustração além do comum com todos que o cercam
É normal que quem esteja sofrendo com uma perda auditiva não tratada, fique com frequência muito frustrado com as pessoas à sua volta devido ao enorme esforço para entender o que está sendo dito. São sentimentos muito compreensíveis, pois a perda auditiva altera totalmente a vida de uma pessoa. Viver com uma deficiência auditiva não tratada exige uma grande quantidade de energia e paciência, por isso, não é de admirar se seu cônjuge se sente frustrado o tempo todo.