Zumbido

By: | Tags: | Comments: 0 | maio 7th, 2013

É a percepção de ruídos na ausência de sons externos. Pode ser considerado como um sintoma ou como conseqüência de uma patologia. O “barulho” percebido pode ser descrito como apito, chiado, barulho de concha, pulsar cardíaco, etc. Pode ser contínuo ou intermitente; leve, moderado, intenso ou severo.

Existem basicamente dois tipos de zumbido : os causados pelo sistema auditivo e os gerados por estruturas próximas ao sistema auditivo.

Dentre as causas temos : cera no conduto auditivo externo, otites, alterações da glicose, problemas de tireóide, anemia, hipertensão, esclerose múltipla, traumatismo craniano, tumores, meningite, uso de certos medicamentos, problemas de articulação têmporo-mandibular (ATM), ansiedade e depressão.

Tratamento : aconselha-se ao paciente evitar freqüentar ambientes excessivamente barulhentos, visto que há piora após a exposição ao ruído intenso. Evitar o excesso de cafeína, de fumo e o consumo exagerado de bebidas alcóolicas. Alguns medicamentos podem ser prescritos para atenuar a sensação de zumbido assim como também pode-se utilizar geradores de ruído afim de “mascarar” o zumbido próprio ou então adaptar próteses auditivas (aparelhos para surdez),dependendo da capacidade auditiva do paciente.

 

Leave a Reply