Saiba o que é privação auditiva

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 25th, 2013

A privação auditiva no adulto ocorre quando o indivíduo com perda auditiva bilateral é usuário de prótese auditiva em apenas uma orelha.

Quando se utiliza somente um aparelho, ocorre à privação auditiva na orelha não estimulada, ou seja, acontece uma redução da informação acústica, ocasionando uma diminuição significativa na compreensão das palavras. Segundo alguns autores, esta redução ocorre a partir de dois anos de uso monoaural, sendo que essa diminuição não era observado na orelha protetizada.

A redução da compreensão das palavras na orelha não protetizada pode ser revertida com o uso do segundo aparelho, porém não podemos afirmar quem irá apresentar esta melhora.

É importante orientar os pacientes portadores de perdas auditivas bilaterais da importância da adaptação nas duas orelhas e quanto antes for à adaptação melhor. O benefício não se restringe a apenas estimular as orelhas para uma melhor compreensão, mas sim localizar a fonte sonora, o entendimento de fala em ambiente ruidoso melhora, porque o campo auditivo será maior, entre outros benefícios.

Mesmo a adaptação bilateral como a monoaural, o usuário de prótese auditiva deve realizar uma vez por ano uma nova audiometria, para monitoramento dos limiares auditivos, do índice de reconhecimento das palavras e também para obtermos informações do benefício que a prótese está proporcionando.

 

Leave a Reply