PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 18th, 2015

Chamamos de Processamento auditivo Central a capacidade que o sistema nervoso possui para usar a informação que chega através da audição. Aquilo que o cérebro é capaz de fazer com o que ouviu é uma habilidade do processamento auditivo central e não do ouvido propriamente dito.

Afinal de contas, de que habilidades estamos falando? Estamos nos referindo as habilidades de concentração em alguns sons, capacidade de ignorar outros, discriminar um som do outro, memorizar sons sequenciais além de outras tantas.

Pessoas com perda de audição e que já utilizam aparelhos auditivos queixam-se, muitas vezes, de dificuldade de entendimento quando expostos a algumas situações (p.ex.: em lugares muito ruidosos ou em conversas com várias pessoas ao mesmo tempo). Estas pessoas podem apresentar alterações no Processamento Auditivo Central.

Note que para entender o que é escutado não basta apenas a integridade do ouvido, desta forma, não é qualquer aparelho auditivo que vai poder lhe auxiliar a voltar a compreender o que esta sendo falado ao seu redor. Por esse motivo é tão importante procurar um Centro Auditivo que lhe esclarecer as dúvidas e realizar testes com aparelhos previamente testados por um Fonoaudiólogo.

Fato incontestável é: quanto menos você ouvir menos você vai entender e quanto menos estímulo o ouvido levar ao cérebro mais rápido as vias centrais perdem suas habilidades auditivas.

Não deixe de lado o que pode lhe deixar de fora das conversas e sons do mundo. Preste atenção ao seu corpo!

Fga Patricia Otero

Leave a Reply