Perda Auditiva Induzida pelo Ruído

By: | Tags: , | Comments: 0 | junho 25th, 2013

A perda auditiva induzida pelo ruído é uma doença crônica e irreversível decorrente da exposição sistemática e prolongada a ruídos com intensidades suficientemente fortes. Ela manifesta-se pela redução gradual e progressiva da audição, geralmente em ambos ouvidos e na maioria das vezes com similaridade no grau da perda entre os dois.

Os indivíduos portadores deste tipo de perda podem desenvolver intolerância a sons intensos, queixar-se de zumbidos e de diminuição da inteligibilidade da fala, com prejuízo da comunicação oral.

Nos primeiros 10 a 15 anos de exposição ao ruído a velocidade média da progressão da perda auditiva é maior, mas se cessada a exposição interrompe-se o processo de agravamento. Portanto, essa constatação enfatiza a necessidade de adoção de alternativas efetivas de proteção e controle do ruído, que elimine o risco de progressão.

Diferentemente da perda auditiva induzida pelo ruído, podemos destacar o trauma acústico que por sua vez é provocado por uma exposição súbita a ruídos muito elevados, por exemplo, uma explosão ou tiro. O trauma acústico pode vir acompanhado de ruptura de tímpano ou desarticulação da cadeia ossicular da orelha média.

Leave a Reply