O uso de dois aparelhos auditivos

By: | Tags: | Comments: 0 | fevereiro 18th, 2013

Cada pessoa tem uma perda auditiva diferente. Para descobrir o tipo e o grau da perda, o fonoaudiólogo realiza testes específicos, e caso seja necessário, faz a seleção e o teste com o aparelho auditivo adequado. Se for detectada perda auditiva em ambas as orelhas, é indicada a adaptação binaural, ou seja, o uso de dois aparelhos auditivos.

O uso de dois aparelhos melhora a compreensão da fala, tornando a conversação mais clara, melhorando também as conversas em grupo e a discriminação em ambientes ruidosos. Possibilita a localização da fonte sonora, gera um maior conforto auditivo e maior clareza do som. É possível ouvir a uma distância maior quando se usa dois aparelhos ao invés de apenas um.

Quando se usa dois aparelhos, pode-se usar o volume mais baixo e dessa forma o risco de apitos indesejáveis (microfonia) é reduzido. Isto reduz também a distorção, melhorando a reprodução do som que é amplificado.

Evita-se a “privação sensorial”, sintoma que pode ocorrer na orelha não protetizada devido à ausência de estimulação sonora, quando o usuário tem, é claro, perda auditiva nas duas orelhas.
A maioria dos usuários de duas próteses auditivas refere melhor audição e qualidade sonora.

Fga. Clarissa de Barros Lopes
CRFa.- RS 6831

Leave a Reply