molde do seu aparelho auditivo

By: | Tags: | Comments: 0 | agosto 24th, 2015

Molde é a peça que se insere no meato acústico externo, fabricada individualmente, e tem por objetivo direcionar o som reproduzido pela prótese auditiva através do meato acústico até alcançar a membrana timpânica.

As principais funções do molde são:

– fazer a ligação acústica da prótese ao ouvido do usuário;

– efetuar vedação acústica satisfatória;

– reter a prótese no pavilhão auditivo;

– confortável para o uso por um longo período de tempo;

– esteticamente aceitável para o paciente;

– ser de fácil manuseio para o paciente

Para que todo esse processo ocorra com sucesso é necessário que o paciente procure um Centro Auditivo especializado para que o Fonoaudiólogo possa realizar a impressão do ouvido, ou seja, a pré-moldagem individual para a confecção do molde a ser adaptado.

O material do molde pode ser acrílico ou silicone. A escolha se deve conforme o grau de perda auditiva, por indicação médica ou conforto do paciente. Qualquer molde deve ser higienizado de acordo com as instruções do profissional responsável, bem como, o paciente deve ser alertado sobre as possíveis alterações que o ouvido (meato acústico externo) pode acarretar ao longo do tempo por questões como: emagrecimento, alargamento do conduto pelo próprio uso do molde, entre outros.

É muito importante que o paciente mantenha o molde sempre higienizado e que realize a cada ano uma revisão junto a um Centro Auditivo para avaliar a condição do mesmo.

O molde é peça fundamental para a entrada do som no ouvido, por isso, não adianta você cuidar do aparelho e descuidar do molde, pois ambas as peças necessitam de funcionamento conjunto para o bom desempenho da sua audição.

Leave a Reply