Eu escuto, mas não entendo! E agora?

By: | Tags: | Comments: 0 | maio 29th, 2015

Ouvir e entender o que está sendo dito é algo diferente. Para OUVIR precisamos da integridade de nosso sistema auditivo, já para ENTENDER precisamos do auxílio maior de nosso cérebro para que o processamento da palavra possa ser realizado com maior precisão.

Precisamos OUVIR bem para enviar ao cérebro o estímulo necessário à compreensão da palavra! É muito comum o paciente chegar ao Centro Auditivo queixando-se que escuta, porém não entende o que está sendo dito. Isso se deve a característica da perda apresentada pela grande maioria da população, principalmente após os 50 anos.

O APARELHO AUDITIVO VAI ME FAZER ENTENDER MELHOR? Sim! O aparelho auditivo adequado e prescrito pelo Fonoaudiólogo vai lhe trazer maior facilidade na comunicação em geral, ou seja, auxiliar na escuta e na compreensão.

Entretanto é preciso que o paciente e seus familiares tenham em mente que a protetização é um PROCESSO e que, deste modo, necessita de tempo e paciência de todos os envolvidos para que o trabalho possa obter o melhor resultado possível.

Para que você compreenda melhor as pessoas em diversas situações com o uso do aparelho será necessário regulagem específica do AASI além de tempo para que seu processamento auditivo volte a trabalhar de forma mais adequada.

É possível voltar a ter qualidade de vida através de sua audição. Converse com o Fonoaudiólogo e tire suas dúvidas. Não fique sem informação, a vida possuí muitas cores para ser “ouvida” apenas em preto e branco!

Patrícia Otero Boehl

Leave a Reply