ESCOLHA O MELHOR APARELHO AUDITIVO

By: | Tags: | Comments: 0 | setembro 18th, 2015

A decisão pelo modelo de aparelho auditivo depende de uma série de fatores relacionados à configuração da perda auditiva e os hábitos de vida do paciente. É importante ter uma conversa com o seu fonoaudiólogo para que ele possa explicar as vantagens de cada aparelho e quais os modelos que podem ser utilizados, de acordo com a audiometria.

Temos os aparelhos retroauriculares que podem ser adaptados com molde ou adaptação aberta. Geralmente utiliza-se molde para perdas auditivas maiores, onde se tem a necessidade de maior vedação do canal auditivo. As adaptações abertas são mais indicadas para dar maior conforto às perdas leves e/ou em rampa, pois se necessita de maior ventilação para que  não ocorra o efeito de oclusão.

Temos ainda os aparelhos customizados que são montados de acordo com o molde auricular do paciente. Dentro desse modelo temos os intra canais, intra-auriculares, concha e os CIC (completamente no canal). O tamanho do aparelho depende da perda auditiva e do tamanho do conduto do paciente.

Após escolher o modelo de aparelho, temos que decidir a tecnologia que a pessoa necessita. Quanto mais recursos o aparelho possuir mais confortável será a audição. Alguns modelos se auto ajustam em diferentes ambientes, cortando o excesso de ruído e dando prioridade às frequências da fala e consequentemente deixam a voz mais nítida. Além disso, existe conexão Bluetooth em alguns aparelhos, com a qual se pode conectar o celular e a televisão e estes passarem o som direto para o aparelho.

Além de diferentes modelos e tecnologias de aparelhos auditivos ainda temos a opção dele ser com pilha ou bateria recarregável. Os modelos com pilha funcionam através da energia proveniente da pilha. Existe hoje no mercado, quatro tamanhos de pilha (pilha A10, pilha A321, pilha A13 e pilha A675) os quais variam de acordo com o modelo de aparelho e a potência do mesmo. O modelos com bateria recarregável, funcionam através de uma bateria interna, a qual é recarregada por um sistema de indução, essa bateria dura em média 20 horas e demora de 3h a 4h para completar a carga.

Existem inumeras maneiras de deixar a audição mais apurada e confortável, para que isso ocorra é necessário a escolha correta do aparelho para o tipo de perda e a destreza manual do usuario. Além disso, depende da regulagem do aparelho, por isso é extremamente importante a sinceridade com o seu fonoaudiólogo sobre os sons que possam estar incomodando.

 

FGA Simone Zucconelli

CRFa 7-9727

Leave a Reply