Amplificação Bilateral ou Monoaural

By: | Tags: | Comments: 0 | maio 7th, 2013

Indivíduos com perdas auditivas bilaterais geralmente ouvem melhor com dois aparelhos auditivos do que com um só. Isso ocorre da mesma forma que as pessoas normais ouvem melhor com as duas orelhas.

De acordo com autores, o uso da amplificação binaural cria um ambiente acústico mais próximo possível do ambiente original, o que permite ao paciente usufruir das diferenças interaurais de intensidade, tempo e espectro do estimulo sonoro. Essas diferenças fornecem as pistas necessárias que aproximam o deficiente auditivo das experiências auditivas normais.

Dentre as vantagens da audição binaural, pode-se citar:

* Melhor localização do som;
* Habilidade de separar sons de ruídos ambientais;
* Melhor reconhecimento da fala na presença de ruído ambiental, situação particularmente difícil para quem apresenta perda auditiva.

Independente de o paciente usar um ou dois aparelhos auditivos, é importante que realize o teste domiciliar, a fim de determinar o beneficio do uso nas diferentes situações do dia-a-dia.
Em virtude das influências da acústica do ambiente na percepção dos sons em geral e especialmente nos sons da fala, a experiência domiciliar é parte fundamental e, muitas vezes, indispensável no processo de adaptação, uma vez que permite ao usuário a possibilidade de experimentá-la nas diferentes situações acústicas que vivencia diariamente.

Fga. Sirlei Ciotta
CRFa-SC- 8343
07/06/2006

Leave a Reply