A manutenção dos moldes auriculares

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 25th, 2013

Os moldes auriculares devem estar sempre bem adaptados tanto anatômica quanto acusticamete. No entanto, independente do material que são confeccionados, os moldes podem se deteriorar rapidamente se não receberem cuidados e manutenção necessária.

Dessa forma, é imprescindível que sejam mantidos limpos, uma vez que o cerúmen pode ocluir o canal do molde auricular, interrompendo, assim a passagem do som.

No caso das próteses auditivas retroauriculares, o molde deve ser desconectado da prótese e lavado com água. Pode-se utilizar uma escova para auxiliar na limpeza. Nunca utilizar álcool ou qualquer produto químico que possa deteriorar o material do molde. Depois de lavado, o molde deve ser completamente seco tanto interna quanto externamente antes de ser recolocado no aparelho.

Além disso, é importante observar o tubo plástico que conecta o molde ao aparelho retroauricular, ou seja, deve estar sempre em bom estado, pois um tubo ressecado, torcido, rachado ou escuro deve ser substituído. Em media, a cada 03 meses deve efetuar a troca do tubo plástico.

Quanto à troca do molde auricular, deve-se fazer sempre que houver crescimento da orelha externa, alargamento do meato acústico externo, o que ocorre em virtude do uso do próprio molde, mudança acentuada de peso ou danos que ocorrem no molde.

Assim, crianças muito pequenas precisam trocam seus moldes a cada 03 ou 04 meses. Crianças maiores, a cada 06 meses e, adultos, anualmente.

Leave a Reply