A Deficiência Auditiva

By: | Tags: | Comments: 0 | junho 25th, 2013

A audição é de extrema importância no desenvolvimento da fala, da linguagem, da comunicação e, conseqüentemente, na integração do indivíduo na sociedade. Dessa forma, pode-se afirmar que a privação auditiva pode gerar efeitos importantes na vida do individuo, pois além  de dificultar o desenvolvimento da fala e da linguagem,  as dificuldades auditivas podem interferir também, no desenvolvimento dos processos cognitivos, emocionais, escolares e sociais.

Assim, para que os efeitos da privação sensorial possam ser minimizados e para que o indivíduo com perda auditiva possa ser integrado na sociedade, o mesmo poderá beneficiar-se do uso das Próteses Auditivas. As próteses são um dispositivo que tem por objetivo amplificar o som para que este possa ser entendido por pessoas que apresentem dificuldades em ouvir.

As próteses auditivas são um sistema que funcionam de forma a captar o som do meio ambiente, aumentando sua intensidade e fornecendo-o, amplificado, ao usuário.

Vários são os modelos de próteses auditivas existentes no mercado. A indicação do mais adequado é de responsabilidade do profissional médico ou do fonoaudiólogo, que atende ao paciente. É importante destacar, ainda, que antes de usar uma prótese auditiva, o paciente deve se submeter a um exame clínico com um médico otorrinolaringologista e a exames auditivos.

 

Leave a Reply